quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que nosso pessoal tem visto pela planície!!!


Veja também as postagens mais antigas clicando no pé da página!!!



                                                   
Viviana  e Fernando Mujica- Costa de Dentro

Encontramos cobras corais e vemos jacarés no rio!










Nome vulgar: coral
Família: Elapidae
   Tamanho: Seu corpo delgado é ornado de anéis nas cores amarelo e preto e vermelho.
    Peso: 
    Distribuição: América do Sul, América central e Sul dos Estados Unidos da América
    Habitat: Vive sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição.
    Hábito: noturno 
    Comportamento: As atividades diurnas estão ligadas às buscas para reprodução e à   
    maior necessidade de aquecimento que as fêmeas grávidas apresentam. 
    Reprodução: Dada a capacidade de armazenar o esperma do macho, a fêmea pode  
    realizar várias posturas antes de uma nova cópula.
    Incubação:Os ovos, quando em condições propícias, abrem após uns 90 dias. 
    Nº de filhotes: Após o acasalamento, a fêmea posta de 3 a 18 ovos. 
    Alimentação na naturezalagartos, camundongos, aves e insetos.

                                                    
Niliana e Vitória- Costão
" Nós sempre vemos as cutias passeando por aqui! Elas passam correndo  e vão em direção ao costão. A gente também sempre vê gambás... eles tem um rabo enorme!"- fevereiro 2011.






Nome vulgar: micurê (Mato Grosso); mucura (Amazônia); saruê (Bahia) e timbú (Ceará e Pernambuco). Gambá no restante do Brasil. O nome gambá vem da língua tupi-guarani, onde "gã'bá" ou "guaambá", corresponde a um seio oco, ou seja, uma referência ao marsúpio, a abertura ventral em forma de bolsa onde os filhotes completam seu desenvolvimento.
Classe: mamífero
Ordem: Marsupialia
Tamanho: 40 a 50 cm de comprimento (sem contar a cauda)
Peso:  3 a 5 quilos em média
Distribuição: quase todos os países da América, desde a Argentina até os Estados Unidos
Descrição:  a cor da pelagem varia muito, indo do branco (animais velhos) ao negro (animais jovens) e passando por todas as tonalidades de cinzento e bruno intermediárias. A média de vida de um gambá é de 4 a 5 anos
Habitat: florestas e campos, porém consegue adaptar-se bem em regiões com presença humana.
Hábito: noturnos
Comportamento: Possuem hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, formam casais para reproduzir.Produzem, na região das axilas, um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar outros animais. Este mesmo odor é produzido pela fêmea na época da reprodução, para atrair o macho.
Reprodução: No período de acasalamento o casal constrói um ninho de galhos e folhas secas. em média 3 gestações por ano
Incubação: Doze ou treze dias de gestação. Os filhotes de gambá nascem na forma de embrião e pesam duas gramas, aproximadamente. O desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe. Quando os filhotes entram na bolsa têm só 1 cm e ficam lá dentro 70 dias.
Nº de filhotes: a fêmea gera de 10 a 15 filhotes em cada gestação.
Alimentação na natureza: ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. São marsupiais inofensivos e muito úteis ao homem por apresentarem um grande "menu", o que reflete no controle do ecossistema,



J.- Pântano do Sul - Eu ando muito a cavalo por aí e levo visitantes para fazer turismo ecológico. Tem muito bicho aqui! Vejo muitos jacarés, cágados, fora o monte de aves que se alimenta e descansa na planície! 







Nome vulgar: cágado
Classe: Répteis
Ordem: Testudinata (a mesma das tartarugas)
Tamanho: Os cágados são muito menores que as tartarugas. Geralmente, chegam a no máximo 35 cm de comprimento e vivem até 35 anos.
Distribuição: Nova Guiné, Austrália e América do Sul. No Brasil, são encontradas 16 espécies de cágados.
Habitat:  florestas, junto de rios de curso lento lagoas rasas e terrenos pantanosos. 
Hábito:  Preferem ambientes com temperatura entre 10° e 35° C, enquanto temperatura da água deve variar entre 15° e 25° C. Em temperaturas inferiores a essas os cágados podem ficar doentes. No inverno é comum que estes animais hibernem.
Comportamento:  Possui carapaça achatada, de cor escura e delgada. Entre seus dedos existem membranas. Embora passe grande parte do tempo nadando, os cágados não vivem o tempo todo na água.
Reprodução: O acasalamento dos cágados ocorre dentro da água. Após algum tempo, as fêmeas enterram seus ovos em um buraco no solo.
Incubação: Ovos pesam em média 14 g e têm cor creme. O tempo de incubação varia entre 80 e 130 dias. Ao nascerem, os pequenos cágados têm cerca de 4 cm, e pesam cerca de 10 gramas, em média. É comum a postura ocorrer duas vezes em uma mesma temporada.
Nº de filhotes: média de ovos em cada postura é de 6 a 7 ovos
Alimentação na natureza:Grande parte das espécies de cágados é carnívora, enquanto outras são onívoras. As espécies carnívoras se alimentam de pequenos peixes, moluscos, anfíbios, insetos, crustáceos e vermes. Já as espécies onívoras acrescentam a esse mesmo cardápio, alguns vegetais.
Risco de vida: As principais ameaças à sobrevivência dos cágados são a destruição de seu habitat- alteração e destruição de cursos de água; drenagem de pântanos para exploração agrícola, destruição da vegetação, poluição, etc.