"Tem um jacaré perto da estrada (SC- Seu Chico), mas lá prá dentro eles tão em grupo de uns 10!" Agosto-Setembro 2010
Nome vulgar: JACARÉ DE PAPO AMARELO
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Distribuição: Litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul
Habitat: Lagoas litorâneas
Hábito: Noturno
Comportamento: Grupo
Reprodução: Põe de 30 a 60 ovos.
Incubação: 3 meses
Nº de filhotes: 20 a 40
Alimentação na natureza: Mamíferos, peixes e aves
Causas da extinção: Destruição de seu habitat
"Vi dois graxains perto de casa numa noite de inverno ano passado (2010)"
Nome vulgar: guaraxaim, raposa-dos-pampas e raposa-do-campo
Classe: mamífero
Ordem: carnívora
Tamanho: mede 60 cm de comprimento, mais 35cm de cauda
Peso: entre 4 e 6 kg
Distribuição: Venezuela, Colômbia, Guianas, Uruguai, norte da argentina e sudeste da Bolívia; norte e nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul.
Descrição: é um canídeo muito comum de pelagem geral formada por pêlos cinza-claros, amarelados na base, sendo os da linha dorsal mais escuros, formando uma faixa dorsal preta que estende-se da nuca à ponta da cauda.
Descrição: é um canídeo muito comum de pelagem geral formada por pêlos cinza-claros, amarelados na base, sendo os da linha dorsal mais escuros, formando uma faixa dorsal preta que estende-se da nuca à ponta da cauda.
Habitat: regiões florestadas, podendo também freqüentar áreas campestres.
Hábito: Noturno
Comportamento: Durante o dia costuma esconder-se em matas fechadas ou em grandes moitas de capim, tornando-se ativo à noite.
Reprodução: reproduz-se durante o ano todo, mas principalmente durante a primavera (setembro a dezembro).
Incubação: O período de gestação é de 52 a 59 dias.
Fernando Mujica -Costa de Dentro
"Meus filhos de 12 e 17 anos viram duas cutias brincando à tarde num quarto que estamos construindo no pátio lá por setembro do ano passado!"
Nome vulgar: cutia
Classe: mamífero
Ordem: Roedores
Tamanho: mede entre 49 e 64 cm
Peso: entre 2 e 5,9 kg
Distribuição: Do Sul do México, passando pela América Central até o Norte da Argentina, Paraguai, Uruguai e em todo o Brasil.. Também ocorrem na Venezuela, Guiana Francesa e na Amazônia brasileira.
Descrição: Os pelos são ásperos e duros. As longas extremidades posteriores ( com 3 dedos desenvolvidos com unhas cortantes) fazem com que a cutia seja boa saltadora.
Habitat: Vivem em lugares úmidos apropriados, em baixas altitudes, em florestas secas decíduas e verdes,matas e capoeiras.
Hábito: hábitos diurnos, as cutias podem tornar-se noturnas ou crepusculares em função de uma eventual interferência humana (quando é caçada, por exemplo) ou de seus predadores naturais.
Comportamento: A cutia enterra o alimento em diversos locais, dentro do seu território. Na época de escassez de alimentos ela desenterra o que foi anteriormente estocado.
Reprodução: Monogâmicas. O casal costuma se formar nos períodos de maior disponibilidade de alimentos. O ritual de acasalamento inclui vários cerimoniais, como lançar jatos de urina na fêmea ou vibrar a cauda.
Incubação:104 a 120 dias
Nº de filhotes: A quantidade de filhotes por parto varia de 1 a 3, ficando a maioria das fêmeas com 2 filhotes por parto
Nome vulgar: micurê (Mato Grosso); mucura (Amazônia); saruê (Bahia) e timbú (Ceará e Pernambuco). Gambá no restante do Brasil. O nome gambá vem da língua tupi-guarani, onde "gã'bá" ou "guaambá", corresponde a um seio oco, ou seja, uma referência ao marsúpio, a abertura ventral em forma de bolsa onde os filhotes completam seu desenvolvimento.
Classe: mamífero
Ordem: Marsupialia
Tamanho: 40 a 50 cm de comprimento (sem contar a cauda)
Peso: 3 a 5 quilos em média
Distribuição: quase todos os países da América, desde a Argentina até os Estados Unidos
Descrição: a cor da pelagem varia muito, indo do branco (animais velhos) ao negro (animais jovens) e passando por todas as tonalidades de cinzento e bruno intermediárias. A média de vida de um gambá é de 4 a 5 anos
Habitat: florestas e campos, porém consegue adaptar-se bem em regiões com presença humana.
Hábito: noturnos
Comportamento: Possuem hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, formam casais para reproduzir.Produzem, na região das axilas, um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar outros animais. Este mesmo odor é produzido pela fêmea na época da reprodução, para atrair o macho.
Reprodução: No período de acasalamento o casal constrói um ninho de galhos e folhas secas. em média 3 gestações por ano
Incubação: Doze ou treze dias de gestação. Os filhotes de gambá nascem na forma de embrião e pesam duas gramas, aproximadamente. O desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe. Quando os filhotes entram na bolsa têm só 1 cm e ficam lá dentro 70 dias.
Nº de filhotes: a fêmea gera de 10 a 15 filhotes em cada gestação.
Alimentação na natureza: ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. São marsupiais inofensivos e muito úteis ao homem por apresentarem um grande "menu", o que reflete no controle do ecossistema,
Pântano do Sul-
"Eu tava passeando nas dunas e vi uma paca, gordinha com pintas brancas, saindo da água. Ela correu prá restinga."
Nome vulgar: paca
Classe: mamífero
Ordem: roedores
Tamanho: 32 a 60cm, da cabeça à base da cauda, que é pequena (1 a 7 cm). A paca é o segundo roedor brasileiro em tamanho, perdendo apenas para a capivara.
Peso: Pesa até 10Kg.
Distribuição: quase todo Brasil
Habitat: As pacas adaptam-se a ambientes muito variados, mas preferem as zonas cobertas com vegetação alta, vizinhas a rios ou riachos. São boas nadadoras e gostam de água - é na água que se refugiam quando estão em perigo.
Hábito: noturno
Comportamento: As pacas são por temperamento, solitárias e tímidas. Às vezes são encontradas aos pares, principalmente no período de acasalamento ou quando acompanhadas da cria.
Reprodução: Idade máxima média de dezesseis anos, podem ocorrer até duas gestações por ano.
Incubação: período de gestação de aproximadamente 115 dias,
Nº de filhotes: a paca dá à luz uma cria por vez
Alimentação na natureza:raízes, folhas, frutos, cana-de-açúcar e mandioca.
Eu também vi os graxains bem proximo a o inicio dos açores. no inverno do ano passado.
ResponderExcluir